Redação de correspondências oficiais manual da presidência da república

O Manual de Redação da Presidência da República, com o objetivo de simplificar e uniformizar o padrão dos fechos de comunicações oficiais, estabelece que, para autoridades superiores, seja utilizado o redação de correspondências oficiais manual da presidência da república fecho Respeitosamente, e que, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia. A mensagem é a comunicação oficial utilizada entre pessoas que ocupam cargos de mesma hierarquia, independentemente da esfera de poder de que elas façam parte. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A Comissão era composta por profissionais exemplares e empenhados no sucesso da tarefa assumida, a quem agradeço nominalmente: Nestor José Forster. O que é Redação Oficial 2. No que se refere aos aspectos formais e linguísticos das correspondências oficiais definidos no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta. Impessoalidade. No dia 27 de dezembro de , quase no apagar das luzes do Governo Temer, a Presidência da República lançou a nova edição do Manual de Redação Oficial (o que norteia a maioria das provas de concurso público sobre o assunto). Conceitos, elementos, características, natureza, classificação.

- Redação de Correspondências oficiais (Manual de Redação da Presidência da República) - Redação de Correspondências oficiais (Conforme Manual de Redação da Presidência da República) - Elaboração de textos para comunicações de rotina (e-mails, despachos, carta e ofício). 2 Fernando Henrique Cardoso Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG n o 2, de, DOU de): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior, Carlos Eduardo Cruz de Souza Lemos, Heitor Duprat. Fechos para Comunicações O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatá[HOST] modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de , que estabelecia quinze padrões. APOSTILA DE REDAÇÃO OFICIAL Conteúdo: 1. Além disso, continua dizendo que “é . Apr 19,  · MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Ano novo! Concisão.

Em face dessa caracterização e do fragmento de texto oficial acima, julgue os . Tendo redação de correspondências oficiais manual da presidência da república em vista a publicação da 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República e as alterações substanciais que essa publicação apresenta quanto às regras de elaboração de documentos oficiais, o Gabinete da Reitoria criará um Grupo de Trabalho com vistas redação de correspondências oficiais manual da presidência da república a analisar e sistematizar as novas regras no âmbito redação de correspondências oficiais manual da presidência da república da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Descrição: O manual de redação oficial da presidência da república original, expedido pela casa civil da presidência da república, conforme sua última atualização realizada em Trata-se do documento que não só estabelece normas de comunicação oficial no serviço público, mas também estabelece normas oficiais em relação. MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Outros procedimentos rotineiros na redação de comunicações oficiais foram incorporados ao longo do tempo, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes, etc.Veja uma das questões abaixo. O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado.

Questões de Concursos Públicos - Estude tudo sobre Manual de Redação da Presidência da República O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. A Comissão era composta por profissionais exemplares e empenhados no sucesso da tarefa assumida, a quem agradeço nominalmente: Nestor José Forster. Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG o 2, de ,n DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior.

2. Jul 20,  · E, em , foi elaborado o Manual de Redação da Presidência da República, com a finalidade de racionalizar e padronizar a redação das comunicações oficiais. 87, parágrafo único, inciso I, da Constituição, RESOLVE: Art. Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG o 2, de ,n DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior. 26) A concisão é um princípio da redação oficial que tem por finalidade dar objetividade ao trabalho da administração pública. 0 Votos favoráveis, por exemplo, constam de Manual de Redação da Presidência da República.

7. visualizações. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República) – Resumo. A . Manual de Redação da Presidência da República ( questões) Aspectos gerais da Comunicação Oficial (45 questões) As Comunicações Oficiais (72 questões) Princípios da Redação Oficial (62 questões) Manual de Elaboração de Textos de outros órgãos públicos (10 redação de correspondências oficiais manual da presidência da república questões) Forma dos fechos (16 questões). 1. Apesar dessa alteração não estar presente no novo Manual da Redação, ela é válida desde a sua publicação, que se deu em 01 de maio de O Manual de Redação da Presidência da República: pontos de destaque.

Coesão. Em 4 de dezembro de , o ministro da Casa Civil, Pedro Parente, publica a portaria Nº 91, aprovando a segunda edição, revista e atualizada, do Manual de Redação da Presidência da República [7].Manual de Redação da Presidência da República. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações e ainda é inaceitável que um texto legal não seja entendido redação de correspondências oficiais manual da presidência da república pelos cidadãos. Dicas de correspondência e documentos oficiais: 1. AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS - O Padrão Ofício(Aviso,Ofício, Memorando), Exposição de Motivos, Mensagem, Telegrama, Fax, Correio Eletrônico..

Redação de correspondência e documentos oficiais – Resumo. forma, espera-se que todos os que utilizarem este Manual não percam de vista o compromisso de bem servir, tendo a verdade e o bem comum como metas da sua atuação. julgue o item que se segue Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue de acordo com o Manual de. Conceitos, elementos, características, natureza, classificação. Jul 21, · Redação de Correspondências Oficiais Manual de redação de correspondências oficiais manual da presidência da república Redação da Presidência da República) Manual de Redação da Presidência da República. Como forma de revisar o Manual de Redação Oficial, fizemos um resumo redação de correspondências oficiais manual da presidência da república contendo os principais aspectos do Manual. Uso de Pronomes de Tratamento Concordância dos pronomes de redação de correspondências oficiais manual da presidência da república tratamento • concordância verbal, nominal e pronominal: embora se refiram à segunda pessoa gramati-.

Manual de Redação da Presidência da República, vinte e sete anos após presidir a Comissão encarregada da primeira edição desta obra. Feb 04,  · Fernando Henrique Cardoso Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da redação de correspondências oficiais manual da presidência da república Presidência da República Comissão encarregada de redação de correspondências oficiais manual da presidência da república elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG no 2, de , DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), redação de correspondências oficiais manual da presidência da república Nestor José Forster. Poder Executivo ou dos outros Poderes. Abaixo Resumo do Manual de Redação da Presidência da República 1. Como a finalidade precípua da redação oficial é servir.___ - Redação de. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se por impessoalidade, uso de padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Como a finalidade precípua da redação oficial é servir de instrumento de comunicação à administração pública, de .

Melhore sua experiência em . nos padrões arcaicos de redação. Mencione-se,por exemplo. Manual de Redação Oficial novo! Uso de Pronomes de Tratamento Concordância dos pronomes de tratamento • concordância verbal, nominal e pronominal: embora se refiram à segunda pessoa gramati-.

1.” (Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada, 28 de dezembro de ). Melhore sua experiência em nosso site! Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência redação de correspondências oficiais manual da presidência da república da República) – Resumo. A forma da identificação deve ser a seguinte: (espaço para assinatura) NOME Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República5/5(49). Redação Oficial: qualidade e técnica espera-se que todos os que utilizarem este Manual não percam de vista o compromisso de bem servir, tendo a verdade e o bem comum como metas da sua atuação. Os textos para serem considerados claros necessitam de. Tudo novo!

Brasília, , p Considerando a redação de correspondências oficiais manual da presidência da república definição apresentada, julgue os próximos itens, relativos à redação oficial. ITENS ERRADOS: “As comunicações oficiais devem ser padronizadas e, para isso, o uso do padrão oficial de linguagem é imprescindível”. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos redação de correspondências oficiais manual da presidência da república e. Sep 03, · Nessa aula, o professor Sidney Martins fala sobre Manual de Redação da Presidência da República assunto importante para você que busca a tão sonhada aprovação em concurso na área de. Delegado-Geral de Polícia Civil do Estado XXX Para que o documento apresentado no texto CG1A2AAA atenda às normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) para a redação de comunicações oficiais, é necessário, entre outras alterações, a) inserir o termo Cordialmente como fecho da comunicação. O Manual de Redação da Presidência da República é uma diretriz, de cunho oficial, que norteia as regras e técnicas da língua portuguesa utilizada na construção da literatura redacional dos atos oficiais e do processo legislativo da Presidência da República Federativa do Brasil [2].

Tudo novo! Poder Executivo ou dos outros Poderes. nos padrões arcaicos redação de correspondências oficiais manual da presidência da república de redação.

Questões de Manual de Redação da Presidência da República - Redação Oficial Com relação a aspectos gerais de forma e de linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, conforme o Manual de Redação da Presidência da República. Novo Manual de Redação da Presidência. Redação de correspondência e documentos oficiais – Resumo. AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS - O Padrão Ofício(Aviso,Ofício, Memorando), Exposição de Motivos, Mensagem, Telegrama, Fax, Correio Eletrônico.

Com a edição do Decreto n o , de , foi autorizada a criação de uma Comissão para rever, simplificar e uniformizar as normas de redação de atos oficiais utilizadas desde Apresentou-se, então, a primeira edição do Manual de Redação da Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República Outros procedimentos rotineiros na redação de comunicações oficiais foram incorporados ao longo do tempo,como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes, etc. No dia 27 de dezembro de , quase redação de correspondências oficiais manual da presidência da república no apagar das luzes do Governo Temer, a Presidência da República lançou a nova edição do Manual de Redação Oficial (o que norteia a maioria das provas de concurso público sobre o assunto). rev. 5. Fechos para Comunicações O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatá[HOST] modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria redação de correspondências oficiais manual da presidência da república no 1 do Ministério da Justiça, de , que estabelecia quinze padrões. Apr 12,  · O CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. Redação Oficial: Fique por dentro das principais disciplinas cobradas em Questões de Concursos.

(CESPE – – MPENAP) Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, relativos ao formato e à linguagem das correspondências oficiais. Objetividade. Dicas de correspondência e documentos oficiais: 1. redação de correspondências oficiais manual da presidência da república A Nos textos de redação oficial, é proibido o emprego de linguagem técnica, de neologismos e de estrangeirismos. (CESPE – – MPENAP) Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, relativos ao formato e à linguagem das correspondências oficiais. 2 - Questão Redação Oficial - Nível Médio - Agente Administrativo - TCE RO - CESPE - ; Julgue os itens a seguir com base nas prescrições do Manual de Redação da Presidência da República para a elaboração de correspondências oficiais. Tem alguns concursos que abordam apenas alguns temas do manual como o concurso do TRF- ES/RJ, então resolvi fazer temas separados do manual. Resolva simulado com 16 questões sobre o Manual de Redação da Presidência da República, elaboradas pela Cespe ( e ).

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A primeira edição do Manual de redação de correspondências e atos oficiais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) objetivou padronizar a escrita oficial da Instituição, de modo a atender a ação proposta no Plano Anual de Trabalho (PAT) / Esta segunda edição, revista e . 1o Fica aprovada a segunda edição do Manual de Redação da Presidência da República, revista e atualizada pela Casa Civil da Presidência da República. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do redação de correspondências oficiais manual da presidência da república Poder Executivo”. Aug 07,  · Manual de Redação da Presidência da República.

Dicas de Redação Oficial para concursos.” (Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada, 28 de dezembro de ). Considerando as características e padronização das correspondências oficiais constantes no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item a seguir, pertinente ao documento oficial hipotético anteriormente apresentado. Aspectos gerais da redação oficial. Tal preceito está corretamente preservado em.

Na coluna da esquerda, estão apresentados elementos que demarcam a redação de um texto oficial, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, e na da direita, a caracterização de cada um. Introdução ao Manual de Redação da Presidência. Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. Isso quer dizer que há um rito específico para cada tipo de documento, sendo que tal rito envolve desde o . - Redação de Correspondências oficiais (Conforme Manual de Redação da Presidência da República) - Elaboração de textos para comunicações de rotina (e-mails, despachos, carta e ofício) como funciona. 2 - Questão Redação Oficial - Nível Médio - Agente Administrativo - TCE RO - CESPE - ; Julgue os itens a seguir com base nas prescrições do Manual de Redação da Presidência da República para a elaboração de correspondências oficiais. Publicado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, na forma da redação de correspondências oficiais manual da presidência da república Portaria nº 2 de 11 de janeiro de (Diário Oficial da União de 15 de janeiro de ).

Ao contrário do que a maioria das pessoas possa imaginar, os concursos públicos não exigem de seus candidatos a produção de uma redação com base nas normativas oficiais propostas pelo Manual da Presidência da redação de correspondências oficiais manual da presidência da república República, por exemplo. A obra foi dividida em duas partes. Vida nova! ocorrência de trechos obscuros e de erros gramaticais em textos oficiais redação de correspondências oficiais manual da presidência da república provém. Com relação a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens a seguir, segundo o Manual de Redação da Presidência da República.

Em face dessa caracterização e do fragmento de texto oficial acima, julgue os itens que se seguem.Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo redação de correspondências oficiais manual da presidência da república do local de sua assinatura. \ufffd Redação de CoRRespondênCias ofiCiais ConCeito Redação oficial é o meio pelo qual se procura estabelecer relações de serviço na redação de correspondências oficiais manual da presidência da república administração pública. Vida nova!

2 MANUAL DE REDAÇÃO DA redação de correspondências oficiais manual da presidência da república PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA _____ 3a edição, revista, atualizada e ampliada 3 Michel Temer Presidente da República Eliseu Padilha Chefe da Casa Civil da Presidência da República Gustavo do Vale Rocha Subchefe para Assuntos Jurídicos Jandyr Maya Faillace Neto Subchefe Adjunto de Gestão Pública Fernanda Rodrigues Saldanha Azevedo Coordenadora do Centro de Estudos. A Nos textos de redação oficial, é proibido o emprego de linguagem técnica, de neologismos e de estrangeirismos. Feb 06, · Nesse vídeo, a professora de Redação e de Língua Portuguesa do Rico Domingues, Mercedes Bonorino, fala sobre o manual de redação da Presidência da República, para você se preparar para. 4. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. Segunda edição. Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir, que trata da redação de correspondências oficiais em seus múltiplos aspectos.

O que é Redação Oficial 2. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os textos oficiais “por seu redação de correspondências oficiais manual da presidência da república caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, requerem o uso do padrão culto redação de correspondências oficiais manual da presidência da república da língua”. Em relação às exigências da redação de correspondências oficiais, julgue o item que se segue. Sua finalidade.

“Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, não existe um padrão oficial de linguagem que deve ser usado na redação de correspondências oficiais”. Quanto à sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de . Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo”. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se por impessoalidade, uso de padrão culto da linguagem, clareza, concisão, redação de correspondências oficiais manual da presidência da república formalidade e uniformidade. 2ª ed. Pensando nisso, o Manual de Redação da Presidência da República estabelece uma formatação especifica para cada tipo de correspondência ou documento. Clareza.Author: Tereza Cavalcanti.

Além disso, continua dizendo que “é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos”. O Manual de Redação da Presidência da redação de correspondências oficiais manual da presidência da república República simplificou e uniformizou as comunicações no serviço público. ITENS ERRADOS: “As comunicações oficiais devem ser padronizadas e, para isso, o uso do padrão oficial de linguagem é imprescindível”. Adequação da linguagem ao tipo de documento.

Resolva a questão: Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, existe um padrão oficial de linguagem que deve ser usado na redação de correspondências oficiais. Sugiro que também olhe o Manual de correspondência oficial para você ter uma ideia completo do assunto: Manual de redação da Presidência da República. salvar Salvar Redação de correspondências oficiais para ler mais tarde. 3. Correspondência oficial é dividida em alguns tópicos importantes, para evitar uma postagem muito grande e cansativa, essa parte foi dividida pelos tópicos a seguir, bons estudos! Mais dicas sobre Redação de Correspondências Oficiais. May 05,  · Delegado-Geral de Polícia Civil do Estado XXX Para que o documento apresentado no texto CG1A2AAA atenda às normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) para a redação de comunicações oficiais, é necessário, entre redação de correspondências oficiais manual da presidência da república outras alterações, a) inserir o termo Cordialmente como fecho da comunicação 5/5(3).

No dia 11 de janeiro de , o Presidente da República autorizou a revisão, atualização, uniformização e simplificação das normas de redação de atos e comunicações oficiais, resultando na publicação da primeira edição deste Manual de Redação da Presidência da República. No que se refere aos aspectos formais e linguísticos das correspondências oficiais definidos no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta.Atualmente encontra-se em sua terceira edição [3Autor(es): Presidência da República. “Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, não existe um padrão oficial de linguagem que deve ser usado na redação de correspondências oficiais”. Para que tais relações obtenham efetividade, traçam normas de linguagem e padronização no uso de fórmulas e estética para as comuni- . Aulas Manual de Elaboração de Textos de outros órgãos públicos Manual de Redação da Presidência da República.

Desse estudo, resultou a Instrução Normativa n° 4, de março de , que visa consolidar aquelas normas e torná-las obrigatórias no âmbito federal. Com a edição do Decreto n o , de , foi autorizada a criação de uma Comissão para rever, simplificar e uniformizar as normas de redação de atos oficiais utilizadas desde Apresentou-se, então, a primeira edição do Manual de Redação da Presidência da República. Primando-se pela clareza e concisão, qualidades do documento oficial, o período “Estamos envolvidos no processo de fazer. No dia 11 de janeiro de , o Presidente da República autorizou a revisão, atualização, uniformização e simplificação das normas de redação de atos e comunicações oficiais, resultando na publicação da primeira edição deste Manual de Redação da Presidência da República. REDAÇÃO OFICIAL redação de correspondências oficiais manual da presidência da república Redação oficial é a maneira de redigir própria da Administração Pública. Apresentação Com a redação de correspondências oficiais manual da presidência da república edição do Decreto no , em 11 de janeiro de , o Presidente da República autorizou a criação de comissão para rever, atualizar, uniformizar e simplificar as normas de redação de atos e comunicações [HOST]: redação de correspondências oficiais manual da presidência da república Kindle.

Aspectos gerais da redação . Questão 29 - A respeito da redação das correspondência s oficiais, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir: I. Abaixo Resumo redação de correspondências oficiais manual da presidência da república do Manual de Redação da Presidência da República 1. Manual de Redação da Presidência da República, vinte e sete anos após presidir a Comissão encarregada da primeira edição desta obra. Manual de Redação Oficial novo! SIMULADO - Manual de Redação da Presidência da República (Cespe) SIMUALDO - manual de redação da presidência.

Introdução ao Manual de Redação da Presidência. Correspondência oficial é dividida em alguns tópicos importantes, para evitar uma postagem muito grande e cansativa, essa parte foi dividida pelos tópicos a seguir, bons estudos! A primeira edição do Manual de redação de correspondências e atos oficiais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) redação de correspondências oficiais manual da presidência da república objetivou padronizar a escrita oficial da Instituição, de modo a atender a ação proposta no Plano Anual de Trabalho (PAT) / Esta segunda edição, revista e atualizada, contempla.

Publicado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, na forma da Portaria nº 2 de 11 de janeiro de (Diário Oficial da União de 15 de janeiro de ). Ano novo! conforme o Manual de Redação da Presidência da República. e atual. arroladas no Manual de Redação da Presidência da República. 2ª ed. Dec 26, · Manual de Redação da Presidência da República - 12/30 LacConcursos - Canal Modelos de Comunicações Oficiais ESMIX 47, views. 26) A concisão é um princípio da redação oficial que tem por finalidade dar objetividade ao trabalho da administração pública.

Logo, a sua natureza é normativa e deve nortear a elaboração de comunicações oficiais. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação redação de correspondências oficiais manual da presidência da república oficial “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e. O trecho a seguir está em conformidade com o padrão culto da língua portuguesa, sendo, por isso, adequado para compor uma redação oficial. Veja a seguir. Mencione-se, por.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve Certo caracterizar-se por impessoalidade, uso de padrão Errado culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Ainda em a Imprensa Nacional edita a obra da comissão em um livro de páginas cuja capa tinha as cores oficiais dos símbolos nacionais [6]. Variações dos Documentos Oficiais. Dec 23, · Curso Online - SEJUC - SE - Manual de Redação da Presidência da República - Língua Portuguesa - Duration: LacConcursos - Canal 1, views Assunto: Atributos da Redação Oficial (impessoalidade, forma, concisão e clareza) Com redação de correspondências oficiais manual da presidência da república base no Manual de Redação redação de correspondências oficiais manual da presidência da república da Presidência da República, julgue o item a seguir, que trata da redação de correspondências oficiais em seus múltiplos aspectos. uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou Manual de Redação Parlamentar. O Manual de Redação da Presidência da República simplificou .; O trecho a seguir apresenta-se gramaticalmente correto e adequado para constituir parte de um ofício.


Comments are closed.